Obesidade: um problema social e opcional

A Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha propôs um aumento de 20% no preço dos refrigerantes para combater a obesidade no país. 
(Trecho do site noticias.uol)

A notícia é da Grã-Bretanha, mas o problema da obesidade existe em vários países. A questão da obesidade não é somente uma questão de estética, pois essa é cobrada pela mídia e pela sociedade, mas sim de saúde. Ser obeso pode acarretar muitas doenças, como por exemplo diabetes, colesterol alto e hipertensão. Acontece que não é subindo o preço do refrigerante ou de alimentos com altas calorias que os obesos deixarão de ser obesos.

Ser obeso é opcional, mas infelizmente obesidade é o oposto de saúde. Qualquer pessoa acima do peso pode emagrecer, basta ter força de vontade, esse é o único ingrediente necessário para ser saudável. Mas não são pelos preços altos em alimentos com alto teor calórico que as pessoas vão gerar força de vontade para ter uma vida mais nutritiva.

dicas.guiamais                                                                                                                         falariodasostras 

O que pode ser feito é diminuir o valor de sucos naturais e alimentos ricos em nutrientes, como sanduíches de atum, saladas e alimentos integrais, pode-se também colocar as frutas que são essenciais para a saúde de um indivíduo. Em lanchonetes e bares, salgadinhos, assados, cachorro-quente, refrigerantes, muitas vezes acaba saindo bem mais barato do que aquele sanduíche com alface, queijo e cenoura e um copo pequeno de laranja natural. Com certeza se esse método de diminuir os custos dos alimentos saudáveis fosse realizado, teriamos uma redução na taxa de obesidade, mas as pizzas, churros e refrigerantes continuariam a estar no cardápio dos obesos, o que nos volta a falar na força de vontade.

Indivíduos acima do peso nunca deixarão de ter gorduras acumuladas se não quiserem. Eles precisam de incentivo, um nutricionista para acompanhá-los e ensinar que comida com baixa caloria também é gostosa. Ciclovias e pistas de caminhada para que tenham espaço de onde fazer suas atividades físicas. Ter saúde pode não ser fácil, principalmente para quem tenta emagrecer, mas está longe de ser impossível.

0 comentários:

Postar um comentário