Básico sobre o tumblr



Começou com uma onda gigantesca e agora é uma rede social mais quietinha e formada pela "velha guarda". Mas ainda creio que muitas pessoas usem o tumblr e logo pretendo criar um para o blog. Deixando os planos futuros de lado, vim trazer pra você alguns sites de theme para tumblr, alguns utilitários e um tutorial ensinando como utilizá-los no seu cantinho.


Primeiro de tudo, vem a parte mais gostosa e mais difícil: encontrar um theme. Você tem que ter em mente qual será o assunto do seu tumblr. Existem themes específicos que ficam melhor para um tumblr só de fotos, por exemplo.




Como aplicar e customizar o theme do seu tumblr:


Pois é, parece bobagem mas o tumblr já mudou a interface tantas vezes que muita gente não sabe mais como aplicar o theme ou as vezes nunca soube.

Primeiro clique em "settings", o símbolo de uma ferramenta que fica no menu superior.



Do lado vai ter uma coluna chamada "Conta" com algumas opções e os blogs que você tem. Clique no que deseja customizar.


As informações irão aparecer ao lado, com a opção "personalizar" ao lado de "tema".


E é ai que a mágica começa. Será aberta uma área que antigamente era chamada de "Customize". Nessa tela é onde você vai fazer tudo relacionado ao seu theme. Mudar foto da sidebar, bg, cor, estilo e brincar um pouquinho como html se você quiser se aventurar. Eu vou explicar a maneira mais simples que é pelo appearance, nem todo tema disponibiliza ele, alguns só dá pra mexer pelo html, mas para quem tá começando é mais fácil.


Essa coluna cinza é o appearance a parte do lado é a visualização de como o seu tema está ficando. Bom, o próprio tumblr disponibiliza themes onde só se precisa clicar em instalar. Eu só conheço dois desenvolvedores que utilizam a própria plataforma do tumblr para a divulgação dos themes.






Para instalar themes desse tipo, basta clicar no que te interessa, escolher o blog que você quer aplicar (1) e clicar em instalar (2), dá para você visualizar antes como vai ficar pelo preview (3).


Já a maioria dos themes que a gente encontra por aí, o carinha lá dá o código. Bia, mas-que-porra-eu-vou-fazer-com-isso? Calma. Mesmo que você não saiba absolutamente nada de html ainda dá pra fazer muita coisa.
Vou tomar como exemplos um dos themes da cereja do sundae, você encontra todos os themes dela aqui.


Dependendo do esquema do tumblr da pessoa, geralmente ela vai lhe disponibilizar uma imagem de pré-visualização do theme e dois links: code ou código, preview  ou visualização (algo do tipo). Preview serve para você visualizar como é o theme, ver todos os detalhes de como ficam organizadas as fotos, os menus, etc. E em code, vai ter o código para você poder instalar o theme no seu tumblr.


Bom, o código é algo gigante, que é disponibilizado em uma página qualquer. Muitos desenvolvedores usam sites de hospedagem grátis. O que você vai fazer é copiar esse código, ir no customize do seu tumblr e clicar em "editar html".


Apague tudo que estiver lá e cole o código novo.


Só uma legenda rápida: update preview é para atualizar a visualização do theme para o novo código que você colocou. Appearanceé para você voltar para a coluna anterior.
Não se desespere com tanto código, volte para a coluna do appearancee vamos trabalhar nela.
Dependendo do theme ela vai ter dar algumas opções ou não. Tem a parte do título e da descrição que geralmente são posicionados na sidebar (1), tem o local onde você pode definir o background, as cores dos links, do título, fonte, tamanho, etc (2). E tem as opções padrões de criação de página e algumas opções a mais (3).
A maioria das coisas são em inglês, então se você tiver alguma dúvida é só traduzir pela internet.

Onde achar themes:

Eu tenho uma lista de sites de themes que eu fui juntando ao longo do tempo. Abaixo tem os meus tumblr de themes preferidos:







E aqui tem uma lista de sites que disponibilizam themes, tem uns que são pelo appearance e outros não, mas com o tempo vocês vão cutucando e pegando o jeito. Podem cutucar que tem para todos os gostos. Espero que o tutorial tenha sido útil.

4 comentários:

  1. ameei as dicas !
    aprendi bastante com o seu post haha'

    Me ajuda a chegar a minha meta de seguidores ? meu blog é - http://papodabru.blogspot.com.br/ e quando conseguir minha meta haverá um sorteio repleto de coisas legais. Conto com a sua ajuda! Bj ;*

    ResponderExcluir
  2. Tumblr é vida! Adoroooo!
    Beijos
    Luíza
    http://cademeuchapeu.com

    ResponderExcluir