Desigualdade e babaquice na educação

Como podem ter visto nos jornais ultimamente, redações do enem com erros gravíssimos em gramática conseguiram tirar a nota máxima permitida de 1.000 pontos. Casos como "trousse", "enchergar" e "rasoavel" e problemas de concordância verbal não foram motivos para subtrair a pontuação da redação, já que a mesma continuamente com os erros recebeu nota máxima.

Tivemos também uma redação explicando como se preparar um macarrão instantâneo e uma citação do hino do palmeiras, veja abaixo:


(Foto: Reprodução/O Globo)

Essas duas redações receberam 560 e 500 pontos respectivamente, sendo que, seguindo os critérios de avaliação do enem elas deveriam ser anuladas. Os autores da redação disseram ter sacaneado as redações para provar que os corretores não leem as redações, e eles conseguiram. Se os corretores leem as redações ou não dão atenção a esse tipo de questão, o importante é que isso jamais deveria acontecer. O Brasil é péssimo na educação e o Exame Nacional do Ensino Médio não é apenas um exame para medir a educação, mas uma chave que abre muitas portas para brasileiros que querem cursar o ensino superior. Atribuir notas erradas nesse exame significa igualar pessoas de níveis diferentes, porque é injusto para quem escreve sua redação perfeita sem erro nenhum ser comparado exatamente igual a uma pessoa que escreve "trousse" e não é punido.

Como queremos um país melhor com a educação que temos? É preciso pedir por uma boa educação se quisermos um bom país. O Brasil só vai melhorar quando a educação melhorar! 

0 comentários:

Postar um comentário