Resenha - A culpa é das Estrelas



Bem, buenos dias, tardes ou noches. Antes de iniciarmos a resenha em si, é legal que vocês leiam a sinopse do livro para se ambientarem mais ou menos à história. Então, aí está:

"A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas." (Fonte: Love Series e Afim)

Agora é a minha vez de convencer você a lê-lo. Vamos lá.



Amável. Necessário. Perfeito. Um livro mais que cativante, composto por personagens que passam a sondar nossas mentes a cada instante como se necessitássemos de ver o desenrolar da história.

Hazel conta o que passa de um jeito inovador. Nada de omitir os sentimentos ou desviar de assuntos que às vezes nós, “sociáveis que somos”, preferimos não falar sobre. Sua perspectiva muda totalmente ao conhecer Gus, ou como ela mesmo chama no começo, August, um encantador e conquistador que vai adquirindo sua confiança aos poucos.


Medos, pensamentos, opiniões. John Green nos faz viver e sentir o que Hazel sente e perceber o quão forte ela é. Uma história romântica, mas não piedosa, carismática, mas não sarcástica, encantadora em si, em todos os sentidos possíveis e existentes.


O que mais impressiona é que ao mesmo tempo que queremos terminar a leitura, não queremos chegar ao final e acabar nossa convivência com esses impressionantes personagens. Eles se tornam parte da nossa vida ao entrarem para a lista de “livros dos quais nunca se esquecer”. E com certeza você não o esquecerá.


Markus Zusak descreve o livro de maneira perfeita ao dizer "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" (é a frase da capa). Sim. Acontecerá tudo isso com você, pobre e sofredor leitor, no decorrer dessa viagem.


Mais que uma leitura recomendável, é uma leitura necessária. Leiam-no e se juntem ao grupo de depressivos pós-leitura de “A culpa é das estrelas”.


PS: Vai ser lançado um filme sobre esse livro, pessoas! E promete ser interessantíssimo! Mais um motivo para você ler o livro e fazer uma análise crítica da passagem da história escrita para as telinhas!


PS²: Não ponha "ses" quando pensar em comprar esse livro. "E SE eu n gostar..." "E SE não for bom..." Nada disso. Viu na livraria? Agarre. Com total e absoluta certeza você não vai querer soltar.

0 comentários:

Postar um comentário