Aborto Anencefálico





Bom gente, eu fiz uma apresentação de seminário dias atrás na faculdade e foi sobre o aborto anencefálico. Trouxe esse tema aqui no blog pois muita gente ainda não tem tanto conhecimento sobre ele.

A anencefalia é um defeito onde a criança nasce sem o cérebro ou apenas uma parte dele. Ainda não se sabe a causa dessa doença mas a morte da criança é 100% confirmada. Aproximadamente uma criança para cada 1000 nascimentos é anencéfala.

A maioria das crianças morrem no útero ou durante o parto. A expectativa de vida para aquelas que sobrevivem é de apenas poucas horas ou dias, ou raramente poucos meses. A probabilidade é de 25% das crianças anencéfalas que vivem até o fim da gravidez morrem durante o parto; 50% têm uma expectativa de vida de poucos minutos a 1 dia; 25% vivem além de 10 dias. 

O diagnóstico é feito a partir do terceiro mês e não há erros, ele é realizado com 100% de certeza e por mais de um médico.
Algumas crianças anencéfalas não podem ouvir, ver e nem sentir dor, segundo os médicos elas podem ser comparadas a um vegetal. Entretanto, o cérebro é afetado em graus variados, podendo então algumas crianças terem reações como ouvir, comer, entre outras.
Poucas pessoas devem saber mas as crianças com anencefalia podem doar seus órgãos, dando oportunidade a outras crianças viverem. Porém, antes da confirmação da morte cerebral os órgãos podem estar danificados, não estando aptos para realizar a doação.

As gestantes de bebês anencéfalos têm uma quantidade maior de líquido amniótico, por isso a barriga fica maior. O feto também não tem coordenação motora, fazendo com que se movimentem bastante.

(imagens: Pinterest)

Vou colocar aqui apenas o ponto de vista a favor da mãe que decide realizar o aborto, que é o meu ponto de vista, lembrando que não podemos confirmar por qual lado iríamos decidir, pois somente quem passa por essa situação consegue sentir qual a melhor decisão a ser tomada. Terminarei com uma pergunta que gostaria que vocês respondessem, independente do ponto de vista que tenham.

Quando uma mãe recebe a notícia de que está grávida é uma felicidade imensa, ela já começa amando a criança dentro da sua barriga, a discutir sobre o quarto, as cores e as planejar o chá de bebê. Mas de repente vem outra notícia que desta vez não é boa, a mãe descobre que o filho que espera vai morrer, que não existem chances para ele de ter uma vida. A mãe então começa a olhar as crianças na rua, as roupinhas e sapatinhos na vitrine e se lembra de que seu filho não sobreviverá para passar por tudo aquilo. Como será que seria para uma mãe viver sendo que ao realizar o parto o seu filho poderá morrer ali mesmo? Como uma mãe pode viver sabendo que a qualquer hora seu filho pode não mais estar respirando? Como é esperar alguém morrer? Se você pode poupar todo um sofrimento que irá trazer custos e desgaste para a família, por que não realizar esse aborto?

0 comentários:

Postar um comentário