Anime - Elfen Lied




"A história se passa na cidade japonesa de Kamakura, e começa com a fuga de Lucy, uma poderosa diclonius, de uma ilha, um centro de pesquisas fortemente protegido por gente armada, com uma instalação científica enorme. Os diclonius se parecem muito com humanos normais, porém, possuem algumas diferenças: Uma glândula pineal de tamanho exacerbado, um par de pequenos chifres em suas cabeças, olhos e cabelos avermelhados/rosados, e conseguem sentir a presença de outros de sua espécie. Na tentativa de impedir a fuga de Lucy, um sniper acaba acertando seu capacete e a derruba no mar. Depois ela é encontrada por Kouta e sua prima Yuka na praia da cidade, sem roupas, sem memória alguma, com comportamento de uma criança pequena e a única coisa que conseguia falar era "Nyuu". Por ela só saber falar isso, eles acabam chamando-a de "Nyuu" mesmo. Depois ela acaba por ir morar com Kouta, numa antiga pensão fechada, que ele tinha alugado para morar enquanto estudava na universidade. Enquanto isso, o pessoal que trabalha no laboratório está desesperado atrás da Lucy, e enviam assassinos profissionais e outras Diclonius atrás dela." (Fonte: Central de Mangás)

Uma sinopse grande e bem detalhada por que essa história é mais profunda do que parece a primeira vista. Gostaria que vocês vissem primeiro a abertura desse anime, prestando atenção na letra (o vídeo está legendado) e na melancolia da música.



Eu nunca tinha sequer ouvido falar desse anime, não por que ele não é bom, mas sim por que estou tendo acesso a esse mundo mais abertamente de um tempo pra cá. Uma colega recém-conhecida me passou Elfen Lied e eu comecei a assistir sem saber praticamente nada da história, só havia lido uma descrição rápida do Wikipédia.

Com as expectativas zeradas, eu comecei a perceber, logo no primeiro episódio, que esse anime era mais complexo do que eu sequer podia imaginar.Primeiro por que tudo começa com um banho de sangue e corpos mutilados e a nudez é completamente explícita. Acabei lendo algumas resenhas por aí e muitas pessoas falaram sobre alguns detalhes em que Elfen Lied falha. Mas eu acabei optando pelo objetivo central do anime.




Lucy é uma Diclonius, uma raça criada pelos humanos que possui chifres e cabelos rosados, com vetores invisíveis que saem do corpo e tem um determinado alcance (como braços). No início mostra ela fugindo do laboratório e após receber um tiro cai no mar. Quando Lucy é encontrada pelos primos Kouta e sua prima ela deixa de ser a Lucy e passa a ser a Nyuu, o que foi uma coisa que me deixou um pouco chocada logo quando descobri.


A esquerda Lucy em sua personalidade assassina, à direta a Nyuu uma personalidade
 doce e muito agradável. Sim, as duas são a mesma pessoa.

Às vezes Lucy volta e faz uma destruiçãozinha básica pra não deixar a gente esquecer a quantidade de sangue que ela pode fazer jorrar. No meio acabam entrando também histórias um pouco a parte. Como a do diretor Kurama, que acaba tendo uma filha dessa raça mas tem que matá-la por que os Diclonius estão surgindo muito rápido; ele acaba tendo um final trágico e uma revelação sobre a sua filha. Tem também a Mayu, uma garotinha que era abusada pelo padrasto quando criança e acabou fugindo de casa tornando-se uma moradora de rua até que Kouta acolhe-a.

Essas histórias no geral, misturadas com a música da abertura que é usada durante todo o anime, fazem surgir vários pontos refletivos sobre preconceito, abandono, abuso, confiança, amizade e sobre como o ser humano se sente superior a todos os outros seres. Acabamos descobrindo mais sobre a infância de Lucy e de como ela acaba dando ouvido aos seus instintos assassinos.

Nana

Existem outras Diclonius que aparecem no meio da história como a Nana e a Mariko, que acabam desenvolvendo um papel muito importante no final da história. Eu indico esse anime, depois que ele terminou fiquei refletindo um bom tempo sobre várias coisas, ele é super dramático e apesar de alguns errinhos que eu considero bobos, vale a pena assistir.

0 comentários:

Postar um comentário