A educação precária e os idiotas reclamões

Estava eu lendo uma notícia sobre um professor de economia de uma universidade americana que reprovou uma classe inteira por fazer um teste com os alunos sobre a questão do socialismo (aqui). Como gosto de ver a opinião de outras pessoas, comecei a ler os comentários, quando o primeiro que aparece diz que sustenta com a bolsa família quem não quer trabalhar. Logo em seguida, outro comentou que não faltam trabalhos. Mandou que lavassem carros, limpar quintas, venderem frutas... Faltou falar para dizer que é surdo e entregar panfleto pedindo que as pessoas lhe dêem dinheiro por isso.

Para quem não sabe (os donos dos comentários provavelmente não sabiam) o bolsa família da 70 reais a família que recebe mensalmente o salário de até 70 reais (confiram os valores aqui). O que será que se pode fazer com 140 reais por mês? Eu digo a você: dar para a barriga um pouco de alimento para que ela pare de roncar! É isso que dá para se fazer com 140 reais por mês! E nem me venham dizer que "existem milhões de trabalhos por ai". Pois é, existem, mas nem todos pagam bem, pois, como podem ver, a bolsa família é só para aqueles que ganham no máximo 70 reais. Será que 70 reais é motivo para uma pessoa ao invés de ir trabalhar colocar os pés no sofá e ver televisão? Sério? O dinheiro é tanto que eles podem ter o luxo de ficar em casa? Falando do jeito que falam até parece que eles têm uma TV de 42 polegadas de LCD na qual podem assistir o dia inteiro enquanto recebem a bolsa família.

Mencionaram também nesses comentários que a educação pública está ai, para formar até médicos. Ok, a educação pública está ai, eu fiz parte dela e eu estou em uma universidade, mas pela qual eu vou pagar depois, o governo oferece oportunidades para o estudante, mas são poucas. A começar que a educação no Brasil é uma porcaria! Quem estuda ou estudou em escola pública sabe muito bem que o que acontece nas escolas é uma verdadeira palhaçada. Os professores ganham pouco para aguentarem todas aquelas falações, xingamentos e humilhações dentro da sala de aula, sentem-se desmotivados e acabam por recolher a bunda na cadeira e passar apenas a matéria, sem explicações, sem nada. Fica por conta do aluno que quiser compreender alguma coisa pegar o assunto dos papéis que lhe dão para copiar no caderno e procurar entender. 



Como mostra essa charge 93% dos brasileiros entre 5 e 17 anos tem escolaridade, porém, a maioria desses 93% são analfabetos funcionais, que saem da mesma forma em que entraram na escola. Portanto, não basta apenas a criança frequentar a escola, e sim aprender na escola, o que nem sempre depende do aluno.

Outro ponto sobre isso, é que mesmo nos dias de hoje crianças precisam trabalhar para ter um pão para comerem de manhã, crianças que por não terem comida e condições necessárias em casa precisam deixar a escola para ajudarem os pais. E em questão de um pobre cursar medicina, não é impossível, mas é muito improvável. O rico paga escola particular e estuda o dia inteiro, paga cursinho e o que mais precisar para disputar poucas vagas com milhares de pessoas. Um pobre não tem essa mesma chance, infelizmente...

E mesmo assim, ainda tem gente que acha que sustenta vagabundo porque uma parte do dinheiro do imposto vai para a bolsa família, sendo que o máximo que uma família pode receber no mês incluindo a bolsa, é 140 reais. Eu preciso enfatizar isso. 140 REAIS! Mesmo assim ainda tem gente que acha que todos os serviços pagam bem e que mesmo que não pagasse a escola sempre esteve ali para te dar um futuro. Hoje os estudantes que cursam o ensino superior representam 3% da população. Talvez essas pessoas que dizem sustentar vagabundos que não trabalham porque não querem pudessem começar a batalhar em uma educação melhor do que vomitar asneiras pela boca.



0 comentários:

Postar um comentário